• Carregando...

O Skype, popular software de conversa via internet, abriu as portas para um novo modelo de telefonia que conquistou primeiro o mercado corporativo e agora caminha rumo à casa do usuário comum. A tecnologia Voz sobre IP (VoIP) começa a aparecer sob a forma de aparelhos que têm como função simular ligações convencionais. A novidade é a diversificação dos modelos, que não só facilitam o acesso do leigo como agregam funcionalidades antes restritas ao universo da telefonia celular.

Aparelhos VoIP, já têm, como o celular, serviços de reconhecimento de números, caixa postal e chamada em espera.

Começam a surgir nas lojas de varejo aparelhos VoIP sem fio que "simulam" ligações convencionais. Mais do que conectar, via voz, um micro ao outro, os aparelhos – e equipamentos que desembarcam em conjunto – permitem fazer ligações de computadores para telefones fixos e celulares, através de softwares gratuitos como o Skype ou via operadoras de Voz sobre IP.

O mais simples dos aparelhos está custando cerca de R$ 120. Por este valor dá para comprar, por exemplo, o IP Phone USB UP-120, da InCorp. O modelo tem viva-voz embutido, tela de cristal líquido, funciona junto com o Skype e ainda faz download da lista de contatos do software.

Para o usuário doméstico, a primeira experiência com o VoIP pode ser através do Skype ou de programas de mensagens instantâneas como MSN Messenger e Google Talk, que agregam a função. Neste caso, tanto quem liga quanto quem recebe a ligação deve ter o software no micro. De posse dos programas, é possível adquirir, em lojas de informática, aparelhos que, uma vez acoplados aos micros, fazem ligações como aparelhos convencionais. O mínimo que se exige para um VoIP de qualidade é uma boa conexão – banda larga é fundamental.

Quem quiser ir além do micro e ligar para telefones convencionais vai ter que pagar pela ligação – mesmo que seja através do próprio Skype (nas funções SkypeIn e SkypeOut). Para facilitar a vida do usuário, muitas empresas embarcaram na nova onda vendendo soluções físicas – pacotes com telefone, adaptadores, softwares e provimento de telefonia cobrado diretamente do usuário doméstico. O provedor é a figura que faz a ligação entre a internet e a rede convencional de telefonia (STFC ou Serviço Telefônico Fixo Comutado). Para seduzir o consumidor, estes provedores oferecem tarifas que chegam a reduzir em 60% o preço das ligações. É o caso da Transit Telecom e da GVT, dentre muitas outras.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]