• Carregando...
App que recupera posts antigos de redes sociais teve a segurança comprometida. | Timehop/Divulgação
App que recupera posts antigos de redes sociais teve a segurança comprometida.| Foto: Timehop/Divulgação

O Timehop, aplicativo para Android e iOS que relembra conteúdos do usuário publicados em redes sociais em anos passados, sofreu uma invasão no último dia 4 de julho. Segundo a empresa, dados de até 21 milhões de usuários podem ter sido comprometidos no ataque.

De acordo com o comunicado publicado pelo Timehop na tarde deste domingo (8), a equipe técnica do aplicativo percebeu uma “invasão à rede” no dia 4 de julho. A brecha, ainda segundo o comunicado, “ocorreu porque uma credencial de acesso ao nosso ambiente de computação na nuvem foi comprometida”. Essa conta não estava protegida por autenticação em dois passos, o que facilitou a ação do(s) invasor(es).

A invasão durou duas horas e 19 minutos. Nesse intervalo, os nomes e alguns endereços de e-mail e números de telefone dos usuários foram obtidos pelo(s) invasor(es). Os “tokens de acesso” de redes sociais, autorizações de que o app precisa para recuperar conteúdos do usuário de anos anteriores, também. Como medida preventiva, o Timehop desautorizou todos os tokens, tornando-os inválidos. Na prática, isso significa que os usuários precisarão autorizar novamente cada rede social cadastrada no app.

LEIA TAMBÉM:Edtechs e Fintechs: entenda os setores que mais recebem investimentos no Brasil

O comunicado diz que não há evidência de acessos não autorizados a dados dos usuários através desses tokens. Diz, também, que o impacto foi pequeno porque o Timehop solicita apenas autorizações e informações estritamente necessárias a seu funcionamento. Isso não inclui dados sensíveis, como cartões de crédito, geolocaliozação ou identificadores como o endereço IP do usuário, nem o conteúdo de partes totalmente privadas das redes sociais, como as mensagens Direct do Instagram, DMs do Twitter e as conversas do Messenger do Facebook.

O que é o Timehop?

O Timehop é um aplicativo de nostalgia. Ao instalá-lo, o usuário deve conectar suas redes sociais — Twitter, Facebook, Instagram — e serviços de fotos — Google Fotos, iCloud.

Feito isso, o Timehop recupera, diariamente, as publicações e fotos tiradas neste dia em anos anteriores. Por exemplo, no dia 9 de julho de 2018, ao abrir o app o usuário verá tudo o que ele publicou nas contas cadastradas nos dias 9 de julho de 2017, 2016, 2015 e assim por diante.

O aplicativo é gratuito, com versões para Android e iOS, e tem 21 milhões de usuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]