Quase meio século separou a abertura da matriz da Irmãos Abage, na Vila Hauer, em Curitiba, de sua primeira filial. A demora chega a surpreender, por tratar-se de uma das mais tradicionais empresas curitibanas que se dedica à revenda de materiais elétricos, hidráulicos e de iluminação e que, ao longo de 45 anos, construiu um nome bastante conhecido da população, contando apenas com a loja da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Mas a hegemonia da matriz terminou há poucos dias, com a inauguração oficial da loja da Rua General Mário Tourinho, em frente ao Parque Barigüi.
A filial de dois andares, resultado da reconstrução do edifício de uma loja de móveis, consumiu um investimento de R$ 3 milhões quase 8% do faturamento anual da Irmãos Abage , sem contar o valor de todos os produtos em exibição e no estoque. "Eu sempre fui contra a abertura de filiais. Achava importante ampliar o negócio, mas sempre no mesmo local", conta Jorge Dib Abage, atual proprietário e filho do fundador da empresa, Nassib Abdo Abage. Ele acrescenta que por muitos anos se ocupou da abertura de negócios na área industrial a família tem hoje três fábricas nas proximidades de Curitiba. Mas Jorge acabou convencido pelos filhos e demais diretores da empresa. A partir daí, foram dois anos de procura pelo melhor local.
"A região do Barigüi está em expansão, e carece de uma loja especializada como a nossa. Tinha de ser aqui mesmo", explica Silas Degraf, um dos administradores. Decidido o local, foram três meses e meio de trabalho em ritmo acelerado para terminar a reforma.
A característica da Irmãos Abage nunca foi vender pelo menor preço, explica Degraf, mas sim vender os melhores produtos existentes dentro da faixa de preço que o cliente pretende gastar. Construir ou reformar uma casa dá trabalho e alguma dor de cabeça, e por isso a loja sempre exigiu dos fornecedores e repassou aos clientes a garantia de que, em caso de qualquer problema, a troca seria feita o mais rápido possível, e sem burocracia.
A nova loja, diz o administrador, reúne as características que a empresa sempre valorizou: atendimento especializado, com funcionários orientando os consumidores sobre as melhores opções de compra e sempre levando em conta o custo-benefício, e não apenas qualidade ou preço isoladamente e ampla variedade de produtos. Mais de 20 mil itens estão espalhados pelos 2 mil metros quadrados da unidade. O segundo andar da filial, com uma linha mais sofisticada de produtos para iluminação, exibe, dos dois lados de um corredor demarcado por um tapete vermelho, lustres com preços que podem chegar a R$ 20 mil. Mas, no primeiro andar, o cliente encontra o chamado "plafon" para lâmpadas de teto por R$ 10.
"Nossa intenção nunca foi fazer da loja uma butique de iluminação, daquelas que fazem a pessoa ter medo de entrar só por imaginar os preços", conta Alessandra, filha de Jorge, responsável pela parte comercial. O irmão dela, Jorge Filho, cuida da administração.
Um passeio pelo primeiro andar comprova a obsessão com a variedade. Há lâmpadas fluorescentes que, além de iluminar, purificam o ambiente por meio da ionização do oxigênio. Mas também há rosetas de madeira, "tecnologia" do início do século passado para embutir interruptores de energia, que já foi muito usada em antigas casas de madeira e em canteiros de obras. "Quase ninguém mais usa, mas se precisar, nós temos", explica Jorge.



