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Cais do Porto de Paranaguá será reformado para aumentar a profundidade | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Cais do Porto de Paranaguá será reformado para aumentar a profundidade| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

A permissão para que os navios operem no Porto de Paranaguá com até 12,5 metros de calado (parte submersa), anunciada na semana passada, vai facilitar o escoamento da safra de grãos 2009/2010, que começará a ser exportada a partir de fevereiro, e reforçará a necessidade de uma reforma nos berços de atracação.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, estima que a mudança de calado no Canal da Galheta permitirá que os grandes graneleiros saiam com até 9 mil toneladas a mais de carga, mas ele ressalta que nem todos os berços do porto têm condições para isso.

Os três berços usados para exportar grãos (212, 213 e 214) têm calado máximo de 12,09 metros, teoricamente a profundidade necessária para os graneleiros de grande porte. Mas, segundo um operador, é comum o navio tocar o fundo do mar mesmo respeitando o limite de 12 metros. "Aconteceu mais de uma vez", garante o operador, que prefere não se identificar.

Para evitar esse risco, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) pretende reformar o cais. Sua estrutura será reforçada para aumentar a profundidade para cerca de 14,5 metros. Também serão substituídas as defensas (estrutura que absorve o impacto do navio contra o cais) e os cabeços (onde os navios são amarrados). A previsão é que as obras comecem ainda este ano. "Esta obra vai colocar Paranaguá entre os portos concentradores de cargas do Atlântico Sul", acredita o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza

Normalidade

Mesmo antes das obras, a volta do calado no Canal da Galheta à profundidade normal de 12,5 metros vai beneficiar os operadores. O assessor técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Nilson Hanke, estima que os exportadores possam pagar até 20% a menos de frete. Com os navios saindo de Paranaguá com mais peso, o preço por tonelada fica mais barato. "Com um pouco mais de carga, vai aumentar a produtividade", explica.

O Terminal de Conteineres de Paranaguá (TCP) é um dos beneficiários diretos do aumento de calado na Galheta, já que tem um berço mais moderno e mais profundo que os demais (cerca de 16 metros). O presidente do TCP, Juarez Moraes e Silva, estima que a produção das embarcações aumente em até 15%.

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