• Carregando...
Empresa sofreu a maior queda na história de Wall Street | Joel Saget/AFP
Empresa sofreu a maior queda na história de Wall Street| Foto: Joel Saget/AFP

Dias após o Facebook registrar a maior queda da história de Wall Street, um acionista decidiu processar a empresa sob o argumento de que a rede social publicou informações enganosas sobre suas operações e número de usuários.

A queixa foi protocolada por James Kacouris, que ingressou com um processo judicial na última sexta-feira (27) com vistas a recuperar o prejuízo que teve com a queda das ações. Kacouris argumenta que o Facebook e seu CEO, Mark Zuckerberg, violaram leis federais dos Estados Unidos por enganar os acionistas ao maquiar números do total de usuários ativos na rede e do lento crescimento do faturamento da rede.

Kacouris também cita no processo o CFO da rede, David Wehner.

Em um relatório preliminar, divulgado na última semana, o Facebook admitiu que esperava por um crescimento mais lento no faturamento, além de margens menores de crescimento, em parte pelos investimentos em aumentar a segurança e privacidade da plataforma. O relatório ignorava um movimento massivo de vendas de ações que derrubaram o valor de mercado da empresa em mais de US$ 100 bilhões. Foi a maior queda em um único dia da história de Wall Street.

LEIA TAMBÉM: Escândalos do Facebook começam a atingir a empresa onde dói: no crescimento

“O anúncio do Facebook chocou o mercado”, argumenta Kacouris, em seu processo. Ele alega que “atos errados e omissos” do Facebook, além do “declínio abrupto no valor de mercado das ações ordinárias da empresa” resultaram em perdas significativas e danos para ele e para outros acionistas.

O Facebook não quis comentar o assunto.

Nas reuniões da última semana, Zuckerberg insistiu que os investimentos massivos da empresa em segurança vão diminuir sua margem de lucros. “Nós começamos a sentir isto neste trimestre”, disse ele, argumentando que “nós pensamos no futuro da empresa a longo prazo, e não apenas no próximo trimestre”.

Este não é o primeiro processo de um investidor que o Facebook enfrenta este ano. No começo do ano, investidores acusaram a empresa de enganar os acionistas no caso do escândalo de privacidade envolvendo a britânica Cambridge Analytica, que acessou de forma imprópria as informações de 87 milhões de pessoas.

O Twitter, que também lida com desafios de aumentar sua segurança, sofreu uma derrocada nas suas ações na última semana. A empresa diz ter perdido um milhões de usuários ativos em um mês, em um sinal de há um preço a ser pago para coibir “face news” e suspender contas inapropriadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]