• Carregando...
Além da possível irregularidade no contrato, o MP investiga também se a Prefeitura procurou outras companhias interessadas em prestar o serviço | José Anselmo - PMU
Além da possível irregularidade no contrato, o MP investiga também se a Prefeitura procurou outras companhias interessadas em prestar o serviço| Foto: José Anselmo - PMU

Voos diários de Umuarama para Curitiba

- Partida às 5h30 de Umuarama direto para Curitiba (diário)

- Partida às 22h10 de Curitiba para Umuarama (diário)

Aproximadamente três décadas após a inauguração, o Aeroporto Municipal Orlando Carvalho, de Umuarama, região Noroeste do estado, vai receber o primeiro voo comercial. Um acordo entre o município e a empresa Sol Linhas Aéreas vai disponibilizar um voo diário de Umuarama para Curitiba, sem escala. O voo inaugural, divulgado nesta semana, será no próximo dia 28 com partida marcada para as 5h30. O voo diário tem capacidade para 19 passageiros.

A empresa e a prefeitura assinaram, na última terça-feira (8), um "termo de cooperação" para inicio das operações. No termo, a prefeitura de Umuarama se responsabiliza em fazer a manutenção do aeroporto para possibilitar a sua utilização, de acordo com as determinações da Anac. Além disso, o prefeito acordou em divulgar a linha aérea nos meios de comunicação com o direito de não divulgar o nome da empresa.

Ainda no termo, a Sol Linhas Aéreas se compromete a garantir a operação dessa ligação área diária, a partir do próximo dia 28, por um período mínimo de 12 meses. No entanto, a garantia só será mantida para os próximos anos caso a viabilidade financeira das operações se mantenha, ou seja, que os voos tenham uma ocupação média de 75% dos assentos, o que corresponde a 15 dos 19 assentos disponibilizados por trecho.

Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estiveram no mês passado vistoriando a estrutura do aeroporto e, segundo o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, a estrutura foi aprovada. A decisão da Anac ainda não foi publicada oficialmente, mas está prevista para sair no dia 21. Mesmo sem a decisão publicada, o aeroporto já pode receber voos comerciais, informou Silva.

"Esse voo diário para a capital é o sonho das pessoas que moram em Umuarama. Vai ser o primeiro voo comercial da história do aeroporto. Dependemos totalmente do aeroporto de Maringá para ir a Curitiba e com a situação que se encontra a PR-323 fica difícil ir a Maringá", explica Moacir Silva.

A empresa vai operar com uma aeronave Let 410, fabricada na República Tcheca, pela Aircraft Industries. O avião de asa alta comporta 19 passageiros. Os voos serão diários, partindo às 5h30 de Umuarama direto para a capital. E também, de Curitiba para Umuarama saindo todos os dias às 22h10.

O aeroporto de Umuarama, até então, é utilizado por fazendeiros e empresários da região. Segundo a administração, o aeroporto de Umuarama foi inaugurado por volta dos anos 80, ainda com pista de chão para atender a demanda de empresários da região. Diariamente no pátio estão estacionadas 15 aeronaves particulares.

Investimentos no Aeroporto Orlando de Carvalho

Os investimentos previstos pela Prefeitura de Umuarama para o aeroporto municipal chegam a R$ 510 mil. Desse total, R$ 390 mil são da união e, o restante, contrapartida do município, informou a Prefeitura.

As obras para ampliação e reforma das áreas de embarque e desembarque já começaram. "A empresa já cumpriu 20% do cronograma, previsto para estar concluído até maio. As obras devem praticamente dobrar a área construída", contou o prefeito.

O custo da viagem ainda não foi informado pela Sol Linhas Aéreas. Segundo o prefeito de Umuarama, a empresa tem interesse em expandir o número de voos para a capital em no máximo 60 dias após o voo inaugural.

A Assessoria de Imprensa da Sol Linhas Aéreas informou que um estudo de viabilidade financeira para o voo Umuarama a Curitiba e capital a Umuarama foi realizado para o início das operações. No entanto, não fomos informados sobre os detalhes deste estudo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]