São Paulo - A terça-feira passada ficou marcada como o dia em que a Apple resolveu dar ao iPhone recursos de celulares comuns. As novidades anunciadas para o terceiro pacote de atualizações do seu sistema já eram básicas na maioria dos modelos.
Agora o iPhone consegue copiar e colar textos, enviar mensagens multimídia com fotos ou vídeos (MMS), tem gravador de voz e som transmitido por Bluetooth com qualidade estéreo, permite receber notificações de mensagens instantâneas (Push) e gira o teclado completo (qwerty) na horizontal para digitar e-mails, mensagens de texto e notas. Todos, sem exceção, já estavam disponíveis na maior parte dos celulares e smartphones avançados lançados em 2008.
Há outras mudanças realmente diferentes, como a possibilidade de sincronizar as anotações (notas) do celular com o computador. Outra coisa boa é um novo sistema de buscas chamado Spotlight, que permite procurar palavras-chave dentro do celular todo, por exemplo, para encontrar um e-mail, uma mensagem de texto ou mesmo um contato.
Para desenvolvedores
Além disso, a Apple apresentou muitos novos recursos para desenvolvedores de aplicativos. Será possível conectar dois iPhones entre si para, por exemplo, jogar games. Além disso, empresas poderão vender itens dentro de seus aplicativos. Outra funcionalidade que deve agradar desenvolvedores é a possibilidade de embutir mapas nas aplicações. O Map Kit da Apple permite conexão com o serviço Google Mobile Maps.
O novo sistema estará disponível para usuários do iPhone e do iPod Touch, incluindo os brasileiros, no fim do semestre. A Apple não deu data específica.



