venA Apple afirma ter vendido mais de 600 mil unidades da nova versão do iPhone depois de apenas um dia de pré-pedidos, superando as expectativas e ajudando a ação da empresa a subir mais de 2 por cento nesta quarta-feira.
Analistas disseram que o número coloca o novo iPhone acima da venda inicial do modelo anterior, que teve cerca de 1 milhão de unidades comercializadas nos primeiros três dias.
A Apple, que também fabrica o iPad e o iPod, disse que a operadora parceira AT&T foi forçada a deixar "muitos" potenciais consumidores de lado depois do surpreendente volume de pedidos online, que prejudicou o funcionamento do sistema de pedidos e aprovações.
A Apple se desculpou pelo imprevisto, solicitando aos fãs do iPhone que "tentassem de novo". A AT&T, contudo, afirmou que a disponibilidade do estoque determinaria se os pedidos poderiam voltar a ser aceitos.
"Pedimos desculpas a todos que encontraram dificuldades, e esperamos que tentem novamente... assim que o iPhone 4 estiver em estoque", disse a Apple em comunicado.
A Apple apresentou o iPhone 4, com valor de venda de 199 dólares, na semana passada.
O celular possui tela de melhor qualidade, bateria mais duradoura, video chat WiFi e giroscópio para melhor aproveitamento de jogos.
A AT&T, operadora exclusiva para o iPhone nos Estados Unidos, afirmou que o volume de pedidos do iPhone 4 na terça-feira foi 10 vezes superior ao do iPhone 3GS no ano passado.