• Carregando...
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) criticou o descumprimento da promessa feita pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sobre zerar a fila do INSS até o final do ano de 2023. Em nota, a ANMP apontou que a fila de espera para atendimento pelo INSS deve chegar a 2 milhões de requerimentos pendentes neste ano, sem orçamento público para cobrir as despesas da demanda.

“No início do ano passado, ao tomar posse no cargo de Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi vociferou aos quatros cantos que zeraria a fila de atendimentos do INSS até 31 de dezembro”, recordou a diretoria da Associação.

Em nota, a entidade afirma que alertou Lupi sobre "erros cometidos por meio de medidas adotadas no último ano". Mas o ministro de Lula ignorou as advertências e outra nota em que a ANMP apontou "a farsa" no bônus de produtividade que seria pago pelo governo aos peritos e servidores do INSS para zerar a fila do INSS. Em dezembro, Lupi chegou a chamar os médicos peritos de "corporativistas".

“Vale mencionar a deterioração do programa de bônus, a redução da pontuação das tarefas […] e a facilitação exponencial da concessão de benefícios com base na mera apresentação de atestados médicos. Todas essas políticas foram imediatamente denunciadas pela Associação como inócuas e, de modo ainda mais negativo, como aniquiladoras da Previdência Social”, denunciou.

Segundo a associação, são consequências da má gestão da Previdência a numerosa fila para atendimento e o aprofundamento do rombo dos cofres previdenciários. “Agora, ficou ainda mais evidente que o Ministro não possui competência alguma para gerir a missão que lhe foi confiada. Como é improvável que ele reconheça seus equívocos, sua permanência à frente da pasta se mostrou inviável. Carlos Lupi não merece o Ministério e o Brasil não merece Carlos Lupi”, concluiu a ANMP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]