Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Auditores da Receita Federal param atividades em protesto

Na capital, manifestação ocorreu em frente ao prédio da Receita Federal, na Rua Marechal Floriano. Eles pedem reajuste salarial e aumento no efetivo de funcionários

Manifestantes protestaram com cartazes e faixas durante a manhã e serviços da Receita Federal ficam interrompidos durante a tarde desta quarta-feira (8) | Felipe Rosa/Divulgação
Manifestantes protestaram com cartazes e faixas durante a manhã e serviços da Receita Federal ficam interrompidos durante a tarde desta quarta-feira (8) (Foto: Felipe Rosa/Divulgação)

Os auditores fiscais da Receita Federal paralisaram o atendimento em todo o Brasil nesta quarta-feira (8). Em Curitiba, cerca de 200 funcionários fizeram manifestação em frente à sede do órgão, no Centro. O movimento começou às 10h e terminou por volta do meio-dia. Nesta quinta-feira (9), a previsão é de que o atendimento volte ao normal.

Os manifestantes protestaram com cartazes e uma faixa preta colocada no prédio. As reivindicações são por reajuste salarial, recomposição de efetivo e melhorias nas condições de trabalho. Segundo os líderes do movimento, não há reposição da inflação na remuneração da categoria há quatro anos.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal em Curitiba, Joel Eich, o protesto é uma reação à falta de abertura do governo para a negociação. "Além de não reajustar nem a inflação dos nossos salários nos últimos quatro anos, falta efetivo nos aeroportos, nas fronteiras, é um problema generalizado", acusa.

A mobilização dos funcionários ocorre desde o dia 18 de junho, com uma operação padrão na rotina do trabalho. A ação consiste em fiscalizar com maior rigor as operações realizadas pelo órgão. Entre os serviços prestados pela Receita estão ressarcimento de crédito tributário, lançamento de débitos, despacho aduaneiro e procedimentos de análise de impugnações dos lançamentos de débitos de empresas.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão disse, por meio de assessoria de imprensa, que já tem conhecimento das reivindicações dos auditores fiscais e que uma rodada de negociações está marcada para a próxima semana (entre os dias 13 e 17 de agosto). Porém, informa a assessoria, ainda não há proposta definida para a categoria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.