• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O reajuste na tarifa de ônibus em Curitiba deve trazer um impacto de aproximadamente 0,2 ponto percentual para a inflação de fevereiro na cidade. O preço da passagem passou de R$ 3,30 para R$ 3,70 nesta segunda-feira (1), uma alta de 12%.

No cálculo da inflação medida pelo IPCA, o índice usado para se estipular a meta de inflação brasileira, as tarifas de transporte urbano têm um peso de 1,63% em Curitiba, segundo o IBGE. Levando-se em conta esse índice de ponderação, a inflação causada pelo reajuste será de 0,2% em fevereiro.

A passagem de ônibus faz parte do grupo transporte, que é o que tem maior peso no IPCA de Curitiba, de 24,5%. Entram nesse segmento outros itens que tiveram reajuste forte no ano passado, como etanol e gasolina.

Em 2015, Curitiba foi a capital com o maior índice de inflação do país: 12,53%, contra uma média nacional de 10,67%. A alta dos preços de alimentos e da energia elétrica, além da elevação do ICMS no estado no ano passado, foram os principais fatores por trás da aceleração dos preços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]