i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Por que a autonomia do Banco Central é tão importante para a equipe econômica
Podcast 15 Minutos

Por que a autonomia do Banco Central é tão importante para a equipe econômica

    • PorGazeta do Povo
  • 10/02/2021 16:30

#Principal objetivo do projeto de autonomia do Banco Central é reduzir os riscos de ingerência política na instituição

Um sonho antigo do ministro da Economia, Paulo Guedes, está prestes a se tornar realidade: a autonomia, ou independência, do Banco Central.

O detalhe é que este tema é discutido pelo Congresso há cerca de 30 anos, mas nunca avançou. Desde o início do governo Bolsonaro, sempre foi tratado como uma prioridade. A justificativa é garantir a independência formal do BC e a estabilidade monetária. A proposta foi aprovada no Senado em novembro do ano passado.

Autonomia do Banco Central foi tema de campanha eleitoral

A autonomia do Banco Central já esteve também no centro dos discursos e troca de acusações durante campanhas eleitorais. Em 2014, por exemplo, a proposta de autonomia do BC foi defendida por Marina Silva, então candidata à presidência pelo PSB.

A ideia foi atacada pela presidente Dilma Rousseff (PT), que buscava a reeleição. Uma propaganda da petista afirmava que dar independência ao BC significaria "entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre sua vida e de sua família", enquanto exibia comida desaparecendo do prato e pessoas com expressões desoladas.

Este episódio do podcast 15 Minutos detalha o projeto de independência do Banco Central e analisa por que a ideia é vista como tão prioritária pela equipe econômica liderada por Paulo Guedes.

A convidada é a editora de Economia da Gazeta do Povo em Brasília, Jéssica Sant’Ana, que acompanha o assunto de perto.

***

Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.  

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.