• Carregando...
Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, atacou o plano de ajuda oferecido pela Zona do Euro e o FMI. | Yannis Kolesidis/EFE
Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, atacou o plano de ajuda oferecido pela Zona do Euro e o FMI.| Foto: Yannis Kolesidis/EFE

Autoridades do governo grego minimizaram neste sábado (6) a possibilidade de eleições antecipadas para quebrar um impasse com os credores do país, um dia depois de o primeiro-ministro Alexis Tsipras recusar mais dinheiro oferecido pelos mesmos em troca da reformas.

Alguns membros da ala linha dura do partido Syriza que está no poder, incluindo um vice-ministro, tinha sugerido durante a semana que novas eleições seriam necessárias para garantir a legitimidade pública para as difíceis decisões necessárias para obter a ajuda.

Grécia não fará pagamento de 300 milhões de euros nesta sexta, diz Financial Times

Segundo veículo, Atenas lançará mão de uma regra do fundo que permite que país agrupe todas as suas dívidas e as pague no final de no mês

Leia a matéria completa

Mas Tsipras não fez menção a esta opção em um discurso desafiador ao parlamento na sexta-feira. Ao invés disso, ele se concentrou em atacar os termos do plano de ajuda oferecido pela credores da zona do euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Neste sábado, dois ministros disseram que não vislumbravam razão para eleições e uma pesquisa de opinião mostrou que os gregos têm pouco apetite para um retorno às urnas apenas cinco meses depois de Tsipras conquistar o poder com uma agenda esquerdista radical para acabar com austeridade.

“Não há nenhuma razão para as eleições”, disse o ministro da Saúde, Papagiotis Kouroublis, em entrevista à televisão. “Eu acredito firmemente que haverá um acordo”, acrescentou”.

O ministro de Energia, Panagiotis Lafazanis, que é da ala esquerdista do Syriza, mas está perto de Tsipras, também pareceu descartar falar de eleições, dizendo ao jornal semanal Agora que o governo já tem um mandato completo para implementar o seu programa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]