Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indústria

Azaléia fecha fábrica e demite 800 no RS

Porto Alegre (Folhapress) – O câmbio desfavorável para a exportação e que incentiva a importação de calçados fez sua primeira grande vítima: a Azaléia. A empresa anunciou ontem o fechamento de uma fábrica no município gaúcho de São Sebastião do Caí (a 59 quilômetros de Porto Alegre). A unidade, aberta há cerca de 20 anos, tinha 800 funcionários e era um dos principais empregadores da cidade de 21 mil habitantes.

De acordo com uma nota divulgada pela companhia, a fábrica vinha registrando prejuízos desde o início do ano passado. A empresa indica a crise no setor calçadista gerada pela concorrência de produtos chineses, a alta carga de impostos e a baixa cotação do dólar como a causa do fechamento. "O Brasil está exportando empregos para a China. Foram 18 meses com prejuízos. O país está enfrentando quatro grandes problemas: a China, a pirataria, o custo-Brasil e os impostos", disse o diretor-presidente da Azaléia, o ex-governador do Rio Grande do Sul Antônio Britto.

Ele disse que procurou assegurar aos demitidos o cumprimento legal das obrigações trabalhistas e o apoio a programas de treinamento e recolocação no mercado de trabalho. Os 800 funcionários da unidade ficaram sabendo do fechamento apenas ontem pela manhã. O presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé (cidade próxima a São Sebastião), João Pires, afirmou que não se surpreendeu com a notícia do fechamento da fábrica e da demissão em massa. De acordo com o sindicalista, já na última sexta-feira 90 funcionários da unidade foram demitidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.