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| Foto: Agência Gazeta do Povo/ Daniel Castellano

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terá de dois a três slots (horários de pousos e decolagens) a mais por hora para a aviação regular na pista principal. Essa mudanças possibilita que a Azul tenha voos de Curitiba para lá.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nesta sexta-feira (26) a quantidade de slots que serão alocados a cada hora do dia para as companhias aéreas.

O aeroporto, que funciona das 6h às 23h, recebe hoje 30 pousos ou decolagens da aviação comercial regular por hora. Esse número já foi maior do que 40 no passado, mas foi reduzido após o acidente com o Airbus da TAM, em 2007.

Das 22h às 23h, serão 16 slots.Pelas regras estabelecidas pelo governo, por meio da resolução 336, os novos slots serão oferecidos prioritariamente às empresas entrantes: ou seja, para a Azul e, em menor escala, para a Avianca.

A Azul deve ganhar de dois a três slots por hora, das 6h da manhã até as 21h. Isso equivale a 15 partidas e 15 chegadas.

Segundo o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, a empresa pretende usar os slots para voar para Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba. As ligações entre Congonhas e Brasília ou Santos Dumont, no Rio, não estão descartadas, mas dependem de análise de mercado e de capacidade, no caso do aeroporto carioca.

A alocação leva em conta a eficiência operacional nacional das companhias interessadas (por meio da avaliação da pontualidade e regularidade em voos domésticos no mesmo período do ano passado), além da participação de mercado nacional e da participação de mercado regional de cada uma delas.

A inclusão do critério de presença no mercado regional beneficia diretamente a Azul e, por essa razão a empresa receberá mais slots.

O cronograma da distribuição dos slots está deninido em uma portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (26).

Pontualidade

A partir do início da operação dos novos slots, a Anac vai começar a avaliar a pontualidade e a regularidade de cada um dos slots utilizados no aeroporto, de acordo com critérios de pontualidade e regularidade.

As empresas que operarem abaixo dos padrões de eficiência estabelecidos, perderão direito aos slots mal utilizados.

Segundo a Anac, o aumento de slots e a entrada de novas empresas - no caso, a Azul- levará a uma "maior concorrência e menores preços".

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