• Carregando...

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região obteve na Justiça uma liminar que derruba o interdito proibitório conquistado pelo Bradesco na semana passada. O documento determinava a abertura das agências da instituição financeira em Curitiba, fechadas por conta da greve dos bancários. A decisão é Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), proferida nesta quarta-feira (2).

Segundo o documento da decisão, a liminar a favor do sindicato foi concedida uma vez que não há provas nos autos do Interdito que possam pressupor "esbulho ou turbação à posse" das unidades.

O Bradesco, conforme o despacho, teria ingressado com pedido de interdito alegando ofensa ao direito de posse sobre os imóveis nos quais estão estabelecidas suas agências bancárias e centrais administrativas, decorrente de movimento grevista que, por sua vez, estaria também impedindo o acesso de clientes e empregados a estas sedes.

O TRT-PR concluiu ainda que "(...) não foram relatados abusos, coações, violência ou qualquer outra forma de pressão rechaçada pelo ordenamento jurídico, não havendo que se falar, pois, em moléstia à posse (...)".

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, das 79 agências do Bradesco existentes na capital, 28 delas estão fechadas. A entidade informou ainda que também moveu ação para tentar derrubar os interditos do HSBC e do Itaú, que conquistaram a causa na semana passada. O resultado ainda é aguardado pela entidade.

O Bradesco informou que não vai comentar o caso.

Greve completa duas semanas

No dia em que a greve dos bancários completa duas semanas, Curitiba tem 261 agências bancárias sem expediente. Na região metropolitana, são mantidas 94 unidades de portas fechadas. Na base na base da Fetec-CUT-PR , são 20 mil trabalhadores de braços cruzados e 801 agências sem funcionamento em todo o estado nesta quarta.

Segundo o sindicato, a greve se mantém forte em Curitiba e região nos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa) e privados (Itaú, Santander e Bradesco). Apenas as agências do HSBC em Curitiba mantém funcionamento normal, devido ao interdito proibitório concedido ao banco.

Nesta quinta-feira (3), a partir das 17 horas, a entidade organiza uma assembleia informativa sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2013. O ato ocorre na Boca Maldita, região central de Curitiba. A categoria também deve se manifestar, durante a mobilização, contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que legaliza trata da terceirização da mão de obra no país.

Segundo o presidente do sindicato, Otávio Dias, por enquanto, não há indícios de que sejam apresentadas contrapropostas aos trabalhadores. Por isso, a greve ainda se mantém por tempo indeterminado.

A única proposta feita pelos bancos foi no dia 5 de setembro. Rejeitada pelos bancários em assembleias realizadas em todo o país no dia 12, a proposta de 6,1% repõe a inflação do período pelo INPC e ignora as demais reivindicações econômicas e sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]