Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Bancários derrubam ação do Bradesco que mantinha agências abertas

Conforme sindicato da categoria, nesta quarta, das 79 agências do Bradesco existentes na capital, 28 delas estão fechadas

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região obteve na Justiça uma liminar que derruba o interdito proibitório conquistado pelo Bradesco na semana passada. O documento determinava a abertura das agências da instituição financeira em Curitiba, fechadas por conta da greve dos bancários. A decisão é Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), proferida nesta quarta-feira (2).

Segundo o documento da decisão, a liminar a favor do sindicato foi concedida uma vez que não há provas nos autos do Interdito que possam pressupor "esbulho ou turbação à posse" das unidades.

O Bradesco, conforme o despacho, teria ingressado com pedido de interdito alegando ofensa ao direito de posse sobre os imóveis nos quais estão estabelecidas suas agências bancárias e centrais administrativas, decorrente de movimento grevista que, por sua vez, estaria também impedindo o acesso de clientes e empregados a estas sedes.

O TRT-PR concluiu ainda que "(...) não foram relatados abusos, coações, violência ou qualquer outra forma de pressão rechaçada pelo ordenamento jurídico, não havendo que se falar, pois, em moléstia à posse (...)".

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, das 79 agências do Bradesco existentes na capital, 28 delas estão fechadas. A entidade informou ainda que também moveu ação para tentar derrubar os interditos do HSBC e do Itaú, que conquistaram a causa na semana passada. O resultado ainda é aguardado pela entidade.

O Bradesco informou que não vai comentar o caso.

Greve completa duas semanas

No dia em que a greve dos bancários completa duas semanas, Curitiba tem 261 agências bancárias sem expediente. Na região metropolitana, são mantidas 94 unidades de portas fechadas. Na base na base da Fetec-CUT-PR , são 20 mil trabalhadores de braços cruzados e 801 agências sem funcionamento em todo o estado nesta quarta.

Segundo o sindicato, a greve se mantém forte em Curitiba e região nos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa) e privados (Itaú, Santander e Bradesco). Apenas as agências do HSBC em Curitiba mantém funcionamento normal, devido ao interdito proibitório concedido ao banco.

Nesta quinta-feira (3), a partir das 17 horas, a entidade organiza uma assembleia informativa sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2013. O ato ocorre na Boca Maldita, região central de Curitiba. A categoria também deve se manifestar, durante a mobilização, contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que legaliza trata da terceirização da mão de obra no país.

Segundo o presidente do sindicato, Otávio Dias, por enquanto, não há indícios de que sejam apresentadas contrapropostas aos trabalhadores. Por isso, a greve ainda se mantém por tempo indeterminado.

A única proposta feita pelos bancos foi no dia 5 de setembro. Rejeitada pelos bancários em assembleias realizadas em todo o país no dia 12, a proposta de 6,1% repõe a inflação do período pelo INPC e ignora as demais reivindicações econômicas e sociais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.