Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Banco Central do Japão dobra meta de inflação

BC também adotou um compromisso ilimitado para comprar ativos, surpreendendo mercados que esperavam outro aumento escalonado em sua compra de compra de ativos

O Banco Central do Japão dobrou nesta terça-feira (22) sua meta de inflação para 2% e adotou um compromisso ilimitado para comprar ativos, surpreendendo mercados que esperavam outro aumento escalonado em sua compra de compra de ativos e empréstimos de 101 trilhões de ienes (1,12 trilhões de dólares).

O BC também emitiu um comunicado conjunto com a governo em que determina a inflação de 2% como sua nova meta, embora dois dos nove membros do conselho do banco central tenham votado contra a decisão.Como esperado, o BC manteve sua taxa de juros entre zero e 0,1% por unanimidade.

O BC determinou uma meta de inflação de 1% em fevereiro do ano passado, e ampliou o estimulo monetário cinco vezes em 2012 através de aumentos em seu programa de compra de ativos e empréstimos.

O primeiro-ministro Shinzo Abe, entretanto, pressionou o banco central pela inflação de 2% como meta e prometeu afrouxar a política de forma agressiva para conseguir isso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.