O Itaú BBA anunciou que obteve autorização do Banco Central para estruturar sua operação de banco de atacado e investimentos em Bogotá, na Colômbia, reforçando sua presença na América Latina. O banco já possui operações na Argentina, Chile e escritório de representação no Peru.
De acordo com comunicado do Itaú BBA, a Colômbia vem alcançando taxas de crescimento significativas após a conquista de estabilidade política, além de ter adotado o tripé macroeconômico de metas de inflação com juros baixos, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. Nos últimos cinco anos o país cresceu em média 4,5% - em 2011, o crescimento chegará a 5,5%, e o PIB projetado será de US$ 314 bilhões.
Vice-presidente do banco de atacado do Itaú BBA, Alberto Fernandes avalia o momento como muito oportuno para a estruturação de uma operação na Colômbia.
"O país se encontra em um momento parecido com o brasileiro, com fortalecimento da classe média, aumento do consumo interno e grandes aportes em infraestrutura", afirma Fernandes.
"Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo e ampliando a nossa estratégia de sermos o maior banco de Atacado e Investimentos da América Latina."
O capital inicial do filial colombiana do Itaú BBA é de 350 bilhões de pesos colombianos, o equivalente a cerca de R$ 320 milhões. O Itaú BBA aguarda ainda autorização dos órgãos reguladores locais para o início de suas atividades.



