Agências bancárias de Curitiba foram multadas na quinta-feira (4), por descumprirem uma lei que está em vigor há quase dois anos e que determina que os bancos instalem biombos, separando os clientes que aguardam atendimento daqueles que já estão nos caixas. A fiscalização foi feita fiscais da Prefeitura e por vereadores. De nove agências vistoriadas, quatro foram multadas.
O telejornal ParanáTV, da RPC TV, mostrou que em janeiro, os fiscais já haviam realizado uma operação de fiscalização como esta e, na ocasião, as agências foram notificadas. Mesmo assim, algumas delas continuaram desrespeitando a legislação municipal.
O objetivo da instalação de biombos é evitar que os clientes que sacam dinheiro nos guichês sejam monitorados por bandidos, que permanecem nas filas. O ParanáTV tem mostrado que os assaltantes acompanham os clientes e praticam os crimes fora das agências. O caso mais recente é o do vendedor Valmir Lara, que foi assassinado em seu carro, diante da família, depois de ter sacado R$ 10 mil em um banco. As imagens mostram que os suspeitos estavam dentro do banco e acompanharam toda a movimentação da vítima.
Celulares
Alguns estados adotaram medidas polêmicas, a fim de coibir a ação dos bandidos dentro dos bancos. Na Paraíba, o uso de celulares no interior das agências é proibido. O ParanáTV promoveu uma pesquisa por meio do portal de voz. Do total, 78% são a favor da proibição e 22% são contra.



