• Carregando...
 | Pixabay
| Foto: Pixabay

O aumento da concorrência entre bancos e seguradoras tem favorecido a redução de taxas da previdência privada. Itaú, Santander, Bradesco Seguros e Brasilprev (do BB) zeraram as taxas de carregamento de todos os planos neste semestre. 

 A Caixa Seguradora iniciou o movimento e zerou as taxas de entrada nos planos em 2012. Essa taxa funciona como uma espécie de pedágio que o investidor paga cada vez que coloca mais dinheiro no fundo, afirma Guilherme Prado, fundador do Konkero, portal de comparação de investimentos. 

 Se o fundo tiver uma taxa de 2%, a cada R$ 100 investidos, R$ 2 ficam com a instituição financeira, por exemplo. Ele recomenda a troca de aplicação para quem tem previdência que cobra a taxa. 

 Sandro Bonfim, superintendente de produtos da Brasilprev, diz que o movimento de zerar taxas é resultado do avanço do mercado. "Quando o mercado ganha escala e cresce, aumenta a competição e ele começa a ter preços cada vez menores." 

 Jorge Pohlmann Nasser, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência, diz que as taxas de carregamento eram usadas como instrumento para pagamento de comissão pela venda da previdência privada. 

 Conforme o produto ganhou importância e passou a ser oferecido junto aos demais investimentos, ela deixou de ser necessária, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]