• Carregando...

Os banqueiros que cometeram crimes financeiros terão que responder nos tribunais, afirmou neste sábado (30) o ministro britânico da Justiça, Ken Clarke, no momento em que uma série de escândalos abala a City.

"Devem acontecer investigações, mas uma vez terminadas, caso crimes tenham sido cometidos, os autores deverão ser julgados", declarou o ministro à BBC, que se declarou "comovido" com os comportamentos revelados.

Clarke defendeu uma vigilância maior do setor financeiro e destacou que o governo deve resistir às pressões da City (a área financeira da capital inglesa).

"Devemos resistir aos poderosos lobbies, que vão nos dizer que estamos indo longe demais, que isto vai contra competitividade e outras coisas do mesmo tipo", disse.

O banco britânico Barclays foi multado com valores recorde por tentativa de manipulação das taxas de juros, que fixam o preço dos empréstimos interbancários, mas também de forma indireta os créditos às famílias e empresas.

A autoridade de mercados financeiros revelou na sexta-feira "falhas graves" dos quatro grandes bancos do país: Barclays, Royal Bank of Scotland (RBS), Lloyds e HSBC. O caso diz respeito à comercialização de produtos financeiros complexos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]