O Banco do Brasil informou nesta quarta-feira (5) que fechou acordo para comprar a participação da seguradora Sul América na BrasilVeículos, por R$ 340 milhões. O BB já detinha 40% das ações ordinárias (com direito a voto) da companhia.
A compra da totalidade da BrasilVeículos faz parte do processo de reorganização da área de seguros do banco estatal.
Parceria
Também nesta quarta, o BB informou ter fechado um acordo de parceria com a seguradora espanhola Mapfre no segmento de seguros de pessoas, ramos elementares e veículos, pelo prazo de 20 anos. O acordo, segundo as empresas, cria a segunda maior seguradora do país.
Pelo acordo, serão criadas duas holdings, nas quais a Mapfre terá participação majoritária. Uma delas, em que a espanhola deterá 25% do capital total e 50,01% do capital votante, terá foco no seguro de pessoas, imobiliário e agrícola. Na empresa com foco em ramos elementares, incluídos os seguros de veículos, o BB terá 49% do capital votante e 50% do capital total.
"De forma a equalizar a participação acionária pretendida nas duas SHs a serem constituídas, a BB Seguros desembolsará o montante equivalente a R$ 295 milhões", informou o banco em nota.
Nas duas novas empresas, a Mapfre vai agregar os negócios hoje desenvolvidos pela Mapfre Vera Cruz Seguradora, Mapfre Vera Cruz Vida e Previdência, Mares Mapfre Riscos Especiais, Mapfre Seguradora de Garantias e Crédito e Vida Seguradora.
O BB, por sua vez, vai aportar os negócios desenvolvidos pelas empresas Companhia de Seguros Aliança do Brasil e Brasilveículos Seguros. Também farão parte das novas holdings os negócios no segmento de vida da empresa Mapfre Nossa Caixa Vida e Previdência.
Ambos os negócios estão sujeitos à aprovação dos órgãos reguladores.



