Em meio a um cenário de retomada lenta da economia, os bancos estatais anunciaram nesta quarta-feira (5) duas iniciativas voltadas para o setor de veículos, um dos principais motores da atividade econômica nos últimos meses.
O Banco do Brasil criou um prazo de carência especial para as contratações feitas até o final do ano. Os clientes terão seis meses para pagar a primeira parcela do financiamento de veículos.
Antes, a carência máxima era de 59 dias. Segundo o banco, a medida está em linha com as ações tomadas ao longo do ano para tornar a linha de financiamento mais atraente.
Já a Caixa anunciou a criação de uma ação voltada para promover o financiamento de veículos nas mais de 3.000 agências, com financiamento em 60 meses e taxas entre 0,75% e 1,51% ao mês. A campanha vai até o dia 7 de dezembro.
O crédito para veículos foi um dos principais alvos da campanha deflagrada no início deste ano pelas instituições públicas para diminuir o custo do dinheiro no país.
As reduções começaram em abril como forma de pressionar os bancos privados a fazer o mesmo e seguiram-se ao longo do ano. De janeiro a novembro, a taxa média para o financiamento de veículos caiu 6 pontos percentuais, para 20,7%.



