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São Paulo - O Banco do Brasil fechou a compra de 50% do capital total do Banco Votorantim por R$ 4,2 bilhões – operação que havia sido anunciada em janeiro. O BB pagará R$ 3 bilhões pela aquisição de ações ordinárias do Votorantim e fará um aporte de R$ 1,2 bilhão com a subscrição de novas ações preferenciais do banco controlado pela família Ermírio de Moraes.

O principal objetivo do BB é ampliar sua participação na área de financiamento a veículos e também de crédito consignado. Com o negócio, a participação de veículos na carteira de crédito para pessoas físicas do BB salta de 11,8% para 22%. Ainda assim, esse porcentual é cerca de metade da média dos grandes bancos privados de varejo. No Itaú Unibanco e no Bradesco, por exemplo, os empréstimos para compra de veículos respondem por 46,7% e 43,4%, respectivamente, da carteira total. " Haverá uma feroz concorrência pelo mercado", afirmou o vice-presidente financeiro do BB, Ivan Monteiro.

Segundo o presidente-executivo do Banco Votorantim, Wilson Masao Kuzuhara, o volume de crédito para automóveis na BV Financeira, braço de financiamento ao consumo do Votorantim, saltou de cerca de R$ 600 milhões no fim de 2008 para uma média de R$ 1,7 bilhão no último mês.

Seguros

O BB pretende anunciar até o fim de outubro o novo desenho de sua área de seguros.

O movimento, iniciado em janeiro passado, visa a aumentar a participação do segmento no resultado final da instituição – hoje de 12%, bem abaixo da média alcançada pelos maiores bancos privados, como o Bradesco, da ordem de 30%. "Estamos buscando um modelo mais adequado para atuar nesse segmento", disse o vice-presidente da área de cartões e novos negócios do BB, Paulo Rogério Caffarelli.

O grupo segurador do BB é formado por seis empresas e apenas na Aliança do Brasil a instituição detém 100% do capital. Sua participação é minoritária na BrasilPrevi, Brasil Veículos, Brasil Saúde, BrasilCap e em uma seguradora de crédito à exportação.

Caffarelli acrescentou que o Banco Votorantim (BV) será utilizado na distribuição de produtos da área de seguros e previdência. O canal extra, que envolve as parcerias do BV com revendas de veículos e lojas de material de construção, irá contribuir para que o BB atinja a meta de ter a maior carteira de seguros de vida no Brasil até 2012.

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