Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise internacional

BC fará leilões de venda de dólar com compra futura, diz Meirelles

Leilões terão a freqüência que for necessária, disse presidente do BC. Objetivo é conter disparada da moeda motivada pela crise nos EUA

Diante da disparada do dólar no mercado brasileiro, o Banco Central decidiu realizar leilões de venda da moeda norte-americana com compromisso de compra futura, disse em Nova York o presidente da instituição, Henrique Meirelles.

Meirelles, que está em Nova York para encontros com autoridades norte-americanas, disse a jornalistas que os leilões serão realizados com a freqüência que o BC considerar necessária.

O dólar chegou a subir 5,03% nesta quinta-feira, cotado a R$ 1,961 para venda, em meio à contração de crédito decorrente da crise financeira global.

Depois que o Banco Central anunciou a decisão de "emprestar" moeda norte-americana ao mercado, o dólar desacelerou.

Às 15h49, a moeda norte-americana subia 4,02%, cotada a R$ 1,942. Minutos antes, chegou a subir pouco mais de 5%, pela preocupação de escassez de crédito. Logo após o anúncio do BC, a moeda chegou a reduzir a alta para 3,4%.

Em Nova York, o presidente do BC, Henrique Meirelles, disse que serão feitos leilões de venda de dólares ao mercado com compromisso de compra futura pela autoridade monetária.

O instrumento de venda de dólares por leilão com compra futura foi utilizado em 2002, época de turbulência dos mercados financeiros antes da eleição presidencial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.