• Carregando...

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira uma nova redução na oferta de contratos de swap cambial tradicional em leilão para a rolagem do lote que vence em 1º de julho, sinalizando mais uma redução no ritmo de intervenção no mercado de câmbio.

Dólar vive gangorra e dificulta decisões de compra

Comportamento instável da moeda americana faz cotação oscilar quase R$ 0,70 ao longo deste ano. Em um único dia, dólar variou 3,50%

Leia a matéria completa

Em comunicado, o BC anunciou que serão ofertados em leilão na quinta-feira até 5,2 mil contratos, ante 6,3 mil contratos de swap cambial que estavam sendo ofertados diariamente desde a quinta-feira da semana passada. O BC iniciou a rolagem do lote que vence em julho com a oferta diária de 7 mil contratos.

Os contratos ofertados serão para 2 de maio de 2016 e 1º de novembro de 2016. O leilão ocorrerá entre 11h30 e 11h40, e o resultado será divulgado a partir das 11h50.

Até o momento, o BC rolou o equivalente a 3,931 bilhões de dólares, ou cerca de 45 por cento do lote total, que corresponde a 8,742 bilhões de dólares. Se o BC mantiver a oferta de 5,2 mil contratos por dia até o penúltimo dia útil do mês, como de praxe, irá rolar o equivalente a mais 2,080 bilhões de dólares, totalizando 6,011 bilhões de dólares, ou cerca de 69 por cento do lote total.

Caso tivesse mantido os 6,3 mil contratos, o BC rolaria cerca de 74 por cento do total, já abaixo da estimativa no início do mês, de rolar cerca de 80 por cento do lote total, caso a oferta diária tivesse sido mantida em 7 mil contratos até o penúltimo dia do mês.

Apesar da redução da rolagem, a moeda norte-americana acumula queda de 4,06 por cento ante o real em junho.

Na semana passada, a decisão de diminuir a rolagem foi vista inicialmente como uma sinalização de que a autoridade monetária estaria disposta a tolerar o dólar mais valorizado para incentivar a atividade econômica, por meio das exportações, em meio à elevação de juros para conter a inflação, segundo analistas consultados pela Reuters.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]