Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

BCE mantém juros em 3,25%

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter sua taxa de juros em 3,25% ao ano. O banco, no entanto, continua preocupado com a aceleração da atividade econômica na Europa, que pode provocar mais pressões inflacionárias.

A Eurostat (agência de estatísticas do bloco econômico europeu) informou ontem que a inflação nos 12 países que formam a zona do euro teve alta de 1,6%, quase um ponto porcentual a menos em relação ao índice de maio, quando atingiu 2,5% (índice repetido em julho). Em agosto, os preços tiveram alta de 2,3% e, no mês passado, de 1,7% (dado revisado).

Mesmo assim, a expectativa dos analistas é de que o banco ainda efetue mais um aumento de 0,25 ponto percentual neste ano: as previsões para a inflação neste ano estão ligeiramente acima do nível considerado adequado pelo BCE, um teto de 2%.

Na semana passada, o instituto alemão privado de pesquisas Ifo mostrou que a confiança dos empresários na economia do país teve ligeira alta no mês passado, depois de três meses consecutivos de declínio.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.