Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise na grécia

BCE não aceita mais dívida grega como aval para concessão de créditos

Decisão afeta principalmente os próprios bancos gregos, as instituições que mais dívida pública de seu próprio país possuem

O Banco Central Europeu (BCE) não aceitará a partir de agora e de maneira provisória dívida grega como aval para a concessão de créditos junto aos institutos bancários, anunciou nesta terça-feira um porta-voz da instituição.

Fontes financeiras assinalaram que a decisão do conselho do BCE tem sua origem no último rebaixamento da qualificação da dívida grega por parte da agência de classificação de riscos Standard & Poor's a um nível de "moratória seletiva" em curto e longo prazo.

O BCE assinalou que, apesar de tudo, os chamados bônus Hellas poderão ser utilizados novamente como garantia a partir de meados de março.

Começará a funcionar em breve o programa aprovado pelos chefes de Estado e Governo da União Europeia em julho de 2011 para trocar os bônus gregos através do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) por novos títulos.

A decisão do Banco Central Europeu afeta principalmente os próprios bancos gregos, as instituições que mais dívida pública de seu próprio país possuem e que até agora as apresentavam ao BCE como garantia para solicitar créditos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.