• Carregando...

A consolidação financeira na Europa vai atrasar o crescimento a curto prazo, mas as perspectivas econômicas são positivas, afirmou uma funcionária do Banco Central Europeu neste sábado (3).

"Acredito que a recuperação da Europa esteja no rumo certo e que aplicamos a política certa para garantir um retorno aos níveis de crescimento que existiam antes da crise", disse Gertrude Tumpel-Gugerell, membro da Comissão Executiva do BCE, durante um encontro em Xangai.

"Além disso, com base em taxas de juro baixas em toda a curva de rendimentos do mercado monetário, proporcionando condições de financiamento atraentes, a economia está se expandindo e vemos uma perspectiva de crescimento positiva."

Países da União Europeia adotaram rígidos planos de austeridade e outras reformas para conter os déficits, para evitar a repetição da crise da dívida pública grega e reconquistar a confiança do mercado.

Tumpel-Gugerell disse que reformas estruturais e a consolidação orçamentária foram vitais para a criação de condições para um crescimento sustentável e afastaram preocupações de que o corte no orçamento dificultaria o crescimento.

"Nossa estimativa atual prevê algum amortecimento no crescimento, porém ele será pouco significativo, dependendo do instrumento fiscal a ser adotado," disse ela. "No entanto, a longo prazo, os benefícios da consolidação financeira prevalecerão."

Tumpel-Gugerell disse ainda que a política monetária contribuiu para o crescimento sustentável e para a criação de empregos, buscando garantir a estabilidade de preços a médio prazo, e que as expectativas de inflação na zona do euro estão firmes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]