O consórcio responsável pela usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), fechou um termo de compromisso com as empreiteiras que serão contratadas para construir a usina. Segundo uma fonte que participa das negociações, as três grandes empreiteiras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht serão contratadas para construir a usina. O custo da obra civil deverá ser reduzido em cerca de R$ 4 bilhões, para cerca de R$ 15 bilhões.
Segundo essa fonte, as três empreiteiras terão aproximadamente 50% do contrato de construção e caberá à Andrade Gutierrez liderar o processo. A outra metade será dividida por empreiteiras que fazem parte da sociedade que detém a concessão do projeto. São elas: OAS, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Conterne, Galvão Engenharia, Cetenco, Serveng e J.Malucelli.
A fonte esclareceu, entretanto, que o contrato de construção em si não está assinado. O instrumento jurídico deverá demorar 60 dias para ficar pronto. Por isso, o termo de compromisso foi assinado para garantir a futura contratação.



