Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

BenQ-Siemens é vendida para donos da Zoomp

Os investidores Enzo Monzani e Conrado Will, que adquiriram o controle da grife Zoomp no ano passado, resolveram se lançar no mundo da tecnologia ao comprar a unidade brasileira da BenQ Mobile – companhia com menos de dois anos de existência e que surgiu da venda da divisão de celulares da alemã Siemens para a taiwanesa BenQ em setembro de 2005. Foi nessa época, aliás, que a fábrica da Siemens, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, deixou de montar telefones móveis. A BenQ Mobile concentrou toda a linha de produção de celulares na unidade de Manaus.

Há sete meses, quando a empresa decretou a falência de suas operações na Alemanha, onde mantinha a marca BenQ-Siemens, ficou claro que os asiáticos foram incapazes de fazer frente aos gigantes do setor, como a finlandesa Nokia e a americana Motorola. Era questão de tempo até que a divisão no Brasil fosse repassada a outros empresários.

Um comunicado, divulgado no fim da tarde de ontem, afirma que Monzani e Will manterão a marca BenQ, bem como os cerca de 400 funcionários do centro de pesquisa e desenvolvimento e da fábrica de Manaus. "Denise Santos, atual presidente, continuará em seu posto, assim como os demais executivos e profissionais da empresa", informa.

O acordo e a transferência de ações, segundo o documento, estão "em processo de assinatura" e favorecem "uma revisão da estrutura financeira da operação brasileira" e sua retomada do crescimento. Apesar dos bons resultados em vendas da BenQ Mobile do Brasil, a subsidiária sofria com a situação da matriz tanto na Europa, com o encerramento das atividades na Alemanha, como em Taiwan, onde executivos foram presos por suspeita de se aproveitarem de informações privilegiadas nas operações societárias. O valor da transação não foi divulgado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.