• Carregando...

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, afirmou que a China está arriscando gerar mais inflação em sua própria economia, ao mesmo tempo em que ameaça outros países, ao impedir que sua moeda se valorize. Em trechos de uma entrevista concedida ao programa de TV "60 Minutes", publicados na internet, Bernanke disse que a política da China não é "nem do próprio interesse deles".

"Manter a moeda chinesa baixa é ruim para a economia norte-americana, porque prejudica o nosso comércio. É ruim para outras economias emergentes. É ruim para a China. Isso porque, entre outras coisas, (o iuan desvalorizado) significa que a China não pode ter sua política monetária independente", declarou Bernanke.

"Se eles fixam a moeda deles ao dólar, então eles precisam ter a mesma política monetária, essencialmente, que os Estados Unidos têm. E, no momento os EUA precisam e têm uma política monetária relativamente incentivadora", prosseguiu. "(Mas) a China está crescendo muito rapidamente. Eles estão arriscando mais inflação ao importar a política monetária dos EUA. E isso é um problema para eles", acrescentou.

Olhando para os problemas na Grécia e na Irlanda, Bernanke afirmou que os formadores de política dos EUA precisam solucionar a questão do déficit orçamentário de longo prazo do país antes de ser tarde demais, ao mesmo tempo que precisam ter cuidado para "não fazer algo no curto prazo que impeça a recuperação que está em andamento". "Nós não queremos esperar muitos anos até estarmos no ponto que forçou Grécia e Irlanda a fazerem mudanças radicais, cortes radicais em seus orçamentos", disse.

Bernanke também criticou os bancos norte-americanos por problemas com execuções de hipotecas, chamando as atitudes deles de malfeitas. No entanto, o presidente do Fed afirmou que as instituições financeiras estão em geral "se movendo na direção correta". Bernanke concedeu a entrevista ao "60 Minutes" no domingo e a rede CBS publicou na internet partes dela que não foram ao ar. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]