• Carregando...

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sugeriu nesta quinta-feira (4), no 1º Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, realizado em Bogotá, que a América do Sul faça um esforço para aumentar a conexão entre seus países na área das telecomunicações. De acordo com ele, os preços dos serviços hoje são muito elevados. E lembrou que, para uma chamada do Rio de Janeiro para Bogotá, a conexão passa primeiro pelos Estados Unidos.

O ministro acrescentou que, no caso do Brasil, há somente uma linha de conexão internacional com a Argentina e que uma nova está sendo construída atualmente com o Paraguai. "Para cada estrada que for construir na América do Sul, o correto é que seja incluída na obra uma linha de fibra ótica, para não ser necessário um novo investimento depois", afirmou.

Com relação ao Brasil, Bernardo afirmou que há uma grande desigualdade no setor. Enquanto há regiões inteiramente cobertas com velocidade de internet compatível com nações de primeiro mundo, em outras existe um completo apagão, como no Amazonas. No entanto, ressaltou o avanço experimentado na inclusão digital. De acordo com Bernardo, no Brasil existem 50 mil escolas com 50 milhões de alunos com acesso à internet.

O ministro também apresentou dados de dezembro de 2010 dando conta de que apenas 27 milhões de lares no País tinham acesso à web, mas o objetivo do governo é de que esse número chegue a 90% dos domicílios. (O repórter viajou a Bogotá a convite da Proexport, Agência de Promoção do Turismo, Investimento e Exportação do Ministério do Comércio e Indústria e Turismo da Colômbia)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]