• Carregando...

O fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, previu, nesta segunda-feira, mudanças profundas no que denominou de "década digital", que influirão em todos os campos sociais e na nova geração. O presidente da Microsoft, o magnata Bill Gates, fez uma exposição sobre como os meios de comunicação mudarão com as novas tecnologias na reunião da Sociedade Inter-Americana de Imprensa (SIP), em Cartagena de Indias.

O magnata pronunciou a palestra sobre "Inovar na Década Digital", que encerrou a reunião da Sociedade Inter-Americana de Imprensa (SIP), realizada em Cartagena, antecipando que, na próxima década, a revolução digital será um fato,

No entanto, advertiu que não trata-se de uma questão de esperá-la para os próximos três anos, pois as inovações que estão chegando ou já estão no mercado necessitam de mais tempo para se tornarem efetivas e generalizadas na sociedade.

As mudanças do que qualificou de "revolução digital" se baseiam, segundo Gates, no fato de estarem se renovando continuamente e qualquer informação, de qualquer tipo, chegará através de canais digitais.

-Nos próximos três anos, não vai mudar muito, tendemos a superestimar o curto prazo e subestimar o longo prazo, afirmou, para lembrar, como há alguns anos, era difícil crer nas coisas que hoje são possíveis através do uso da internet, porque, entre outras coisas, alguns viam a rede mundial como uma ameaça para as pessoas e não como uma ferramenta para seu uso.

Gates acredita que em dez anos serão vistas as mudanças drásticas que está prevendo, tomando como exemplo os jovens que hoje têm 14 anos, que nesta década terão uma forma de pensar diferente, já que todos os aspectos sociais, sejam educativos, comerciais, informativos, de diversão , estarão influenciados pelos avanços da Internet e do mundo digital. Dos jogos às conferências. das enciclopédias às máquinas de tradução, disse Gates, serão interativos, assim como a publicidade e as compras e vendas, pelo qual se avizinha um decênio de muitos avanços e mudanças profundas na sociedade".

Um dos desafios que se apresenta, e no qual a Microsoft já está trabalhando, é tornar mais fácil a leitura da tela do computador, embora seja difícil fazê-la igual a do papel impresso.

No final de sua palestra, Bill Gates, que deixará a Microsoft em 2008 para dedicar-se a sua fundação de forma exclusiva, afirmou que a imprensa tem que reinventar, porque, assim como há 50 anos, o jornalismo impressonão enfrentava riscos, ao contrário do que acontece atualmente, quando todos estão inovando de uma forma ou de outra para se acomodar à era digital.

Quanto à chamada brecha digital entre os países ricos e desenvolvidos e os menos afortunados, o magnata assinalou como formas de cooperação os compromissos de faciltiar o acesso à internet e aos computadores nos centros comunitários, nas escolas e bibliotecas, como acontece na Colômbia. No entanto, enfatizou que de nada adiantará o baixo custo dos computadores se não baixarem também os custos das conexões, manutenção, das bandas largas, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]