Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crianças

Bindeez: importadora fará alerta sobre riscos do brinquedo chinês

Long Jump pedirá que brinquedo não seja usado, até conclusão de testes

 | Sossella
(Foto: Sossella)

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, determinou a retirada preventiva do brinquedo Bindeez das prateleiras, suspeito de conter a substância tóxica GHB, até que os testes de novas amostras sejam concluídos, depois de se reunir nesta segunda-feira (12) com a distribuidora do produto no Brasil, a Long Jump.

O brinquedo Bindeez, que consiste em pequenas bolinhas que são coladas com água para formar desenhos tridimensionais, é fabricado na China e vendido em vários países.

O recall do produto já foi declarado em pelo menos quatro deles, EUA, Canadá, Austrália e Espanha, depois que técnicos americanos detectaram a presença do GHB, conhecido como "ecstasy líquido" e muito usado em golpes de "Boa noite, Cinderela" . A substância pode causar problemas respiratórios, confusão mental, desmaio e até morte em crianças.

No Brasil, por enquanto, a empresa que importa e distribui o produto terá que fazer apenas um chamamento público alertando para a suspeita de que o produto seja tóxico, aconselhando os pais a retirarem o Bindeez do alcance das crianças.

A ação é preventiva, pois, segundo a distribuidora e o DPDC, os lotes de Bindeez vendidos no Brasil não são os mesmos dos EUA, portanto, não conteriam a mesma substância na cola.

O resultado dos testes do brinquedo saem no dia 23 de novembro. Então, será decidido o passo seguinte. Caso haja mesmo risco à saúde, aí se fará um recall de verdade. Caso contrário, uma campanha informará que os produtos estão liberados

Entretanto, as autoridades da China, país onde o brinquedo é produzido, já confirmaram neste domingo que encontraram a substância tóxica na fábrica . A tinta usada para dar adesividade às bolinhas coloridas teria sido trocada por uma mais barata.

Long Jump não está preparada para lidar com o problema

O despreparo da Long Jump chamou a atenção na reunião de segunda-feira no Ministério da Justiça. A empresa, representada apenas por um advogado, não apresentou qualquer detalhamento da quantidade de produtos no mercado ou da região em que as vendas se concentram, por exemplo. Ou seja, não está se preparando para um recall ou outra medida preventiva.

Nesta terça-feira, a Long Jump terá que apresentar essas informações e um plano de mídia ao DPDC. A expectativa do departamento é que a campanha começe nesta quarta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.