Se tudo correr bem, o BlackBerry 10, nova versão do sistema da Research in Motion para dispositivos móveis, chegará ao Brasil no primeiro semestre deste ano, diz a empresa.
A nova plataforma será oficialmente lançada na próxima quarta-feira, com eventos em Nova York, Toronto, Londres, Paris, Johannesburgo e Dubai.
A RIM apresentará pelo menos dois celulares com o BlackBerry 10 -um com o teclado físico QWERTY característico da marca; outro sem ele.
A primeira leva de lançamentos deverá incluir Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa. O Brasil estará na segunda ou, mais provavelmente, na terceira leva, diz a RIM --o que significa que pelo menos um dos novos aparelhos deverá chegar ao país ainda no primeiro semestre deste ano. Essa demora deve-se, em parte, a entraves burocráticos, como regulamentação na Anatel, segundo a empresa.
Os celulares lançados no país poderão ser compatíveis com a rede 4G brasileira, mas isso ainda não está confirmado. As datas e os preços dos aparelhos no Brasil deverão ser anunciados em um evento em fevereiro.



