Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Blogs de moda viram case na Campus Party

Blogueiras contam no maior evento “nerd” do país como montaram seus negócios virtuais

Em meio às palestras de games e tecnologia, a Campus Party deste ano abriu espaço para estimular um tipo de negócio virtual que normalmente não é associado ao universo nerd: moda e beleza. Na sexta-feira, blogueiras premiadas deram dicas de como começar um site, comercializar o serviço e vencer nesse nicho de mercado que começa a perceber que o Brasil passa por uma recessão econômica. Acredite, há até curso — online, claro — para ensinar como ser blogueira profissional.

Jéssica Belcost, de 27 anos, por exemplo, vende conteúdo para quem quer trilhar esse caminho. A primeira diretriz é encarar tudo como um trabalho e um negócio. Nada de se render aos tentadores brindes, principalmente, no ramo de moda e beleza. Receber produtos para que sejam feitas resenhas é rotina para as blogueiras, mas elas devem cobrar por isso.

“É o nosso trabalho. Não dá para trocar post por um shampoo ou convite para festa.” Ela diz ganhar muito mais hoje do que receberia como advogada se tivesse seguido a carreira. Começou no YouTube com dicas de “faça você mesmo”, mas viu que ganharia muito mais dinheiro com dicas de beleza e moda. Afinal, os grandes anunciantes de blogs são desses setores. Jéssica fez uma tabela de preços e diz que só deixa anunciar no “keepcalmdiy.com” se testar o produto e gostar.

No debate na Campus Party, homens atentos perguntavam sobre como gerar negócios com novas ferramentas e aplicativos como Snapchat (de vídeos) e até o Periscope (de transmissão ao vivo). Completamente desinteressados em dicas de belezas, queriam saber como elas ganham dinheiro. O conselho é vender pacotes aos anunciantes e fazer uma inserção nessas novas mídias mesmo que não haja como comprovar o número de visualizações.

As histórias das três mulheres que participaram das discussões são parecidas. Ane Medina, de 26 anos, terminava a faculdade de publicidade e era sub-gerente da maior loja do Boticário em Natal. Largou tudo quando o blog “eumaquio.com” decolou. “Tem muito blog, a concorrência é forte, mas os que vão ficar são os que geram conteúdo”, alerta.

Ao lado de Ane e Jéssica, Sabrina Olivetti, uma das donas do “coisasdediva.com.br”, contou algumas peripécias da vida de blogueira profissional. Disse que teve de montar uma rotina de trabalho em casa e que cumpre o horário comercial. Ganhou a simpatia do público quando explicou como lidar com o lado ruim, como as críticas.

“Toda semana, eu recebia um comentário em um post dizendo que eu era feia. Com o tempo, aprendi a diferenciar o que é alfinetada e picuinha do que é uma crítica de verdade”, conta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.