Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Títulos

BNDES ganha autorização para emitir Letras Financeiras para se financiar

Aval foi dado pelos membros do Conselho Monetário Nacional. Medida faz parte do pacote de estímulo ao crédito de longo prazo

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta-feira (16) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa emitir Letras Financeiras, que são títulos de longo prazo, para se financiar. Com isso, haverá uma menor pressão por recursos do Tesouro Nacional. Nos últimos dois anos, o banco público recebeu dois aportes do governo, no valor de R$ 180 bilhões. A medida faz parte do pacote de estímulo ao crédito de longo prazo, anunciado nesta quarta-feira (15) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"O BNDES passa a ter outro funding para suas operações", informou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos. De acordo com as regras aprovadas pelo CMN, a instituição pública poderá emitir Letras Financeiras no montante de uma vez o seu patrimônio de referência de nível 1. Com base no balanço do fim de 2009, o BNDES teria cerca de R$ 33 bilhões para emprestar. "Mas isso com base no fim de 2009. O BNDES provavelmente aumentou [seu patrimônio de referência]", disse Odilon dos Anjos.

Segundo o Banco Central, o banco público deverá elaborar um estudo de viabilidade da operação antes de executá-la. Esse estudo deverá contemplar uma análise econômica e financeira, deverá informar os custos alternativos de captação, e a estimativa da demanda. Os papéis não poderão ter prazo inferior a dois anos. "A ação não compromete esse mercado de Letras Financeiras. Ela ajuda no alongamento das operações", avaliou o chefe de Departamento do BC.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.