Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cúpula Rio +20

Bogotá reúne 350 líderes globais para discutir futuro global

Entre os temas da pauta, estão a construção de um futuro sustentável, com novas medidas para lutar contra a mudança climática, melhorar a mobilidade e reduzir a pobreza

Bogotá sedia a partir de hoje até terça-feira a cúpula da ONU Rio+20, que reunirá 350 líderes mundiais para discutir a construção de um futuro sustentável, com novas medidas para lutar contra a mudança climática, melhorar a mobilidade e reduzir a pobreza.

A capital colombiana foi designada pela ONU para abrigar o evento em função de seu compromisso com a mudança climática e o desenvolvimento sustentável nos últimos anos.

Durante a cúpula, espera-se que mais de 350 líderes mundiais, entre representantes de alto nível de entidades internacionais e nacionais, assim como especialistas e acadêmicos de 13 países debatam sobre como melhorar o futuro das cidades.

Presença confirmada

Entre os presentes se destaca o acadêmico Boyd Cohen (Cidades Inteligentes), o secretário-geral do conselho Internacional para as iniciativas Ambientais locais (Iclei), Gino Van Begin, e o prefeito de Quito, Manuel Puertas.

No ano passado, Berlim sediou a cúpula da Rio+20, criada em 2012 em comemoração aos 20 anos transcorridos desde a histórica Cúpula da Terra, a ECO-92, organizada no Rio de Janeiro em 1992.

As Nações Unidas decidiram em 2012 realizar a Rio+20 no Rio de Janeiro para retomar a discussão sobre crescimento sustentável e do evento surgiu o documento "O futuro que queremos", que será aperfeiçoada em Bogotá.

Principais problemas em discussão

Os temas centrais serão o crescimento baseado em uma "economia ecológica" que permita "conseguir o desenvolvimento sustentável e tirar o povo da pobreza, e melhorar a coordenação internacional para o desenvolvimento sustentável", segundo destaca a própria ONU em seu site.

"Trata-se de uma oportunidade histórica para definir as vias rumo a um futuro sustentável, um futuro com mais empregos, mais energia limpa, uma maior segurança e um nível de vida digno para todos", diz o organismo internacional.

A ONU ressalta que mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade, ou que mais de um terço de todas as espécies conhecidas poderiam se extinguir se a mudança climática continuar sem controle, dois argumentos de peso para realizar a reunião.

Bogotá foi a ganhadora para sediar a cúpula por sua liderança em projetos de transporte sustentável como os Táxis Elétricos e a frota de ônibus híbridos da Transmilenio (sistema em massa de transporte da cidade).

O evento será inaugurado hoje com um discurso do prefeito da cidade, Gustavo Petro, mas os debates temáticos só começarão amanhã.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.