• Carregando...

A Bolívia vai investir cerca de 800 milhões de dólares em duas usinas para produzir derivados de gás natural, disse o ministro de Hidrocarbonetos boliviano, Carlos Villegas, nesta sexta-feira.

Uma das usinas será construída na região do Chaco (sudeste), num investimento conjunto com a Argentina. A segunda será no departamento de Santa Cruz, num projeto com a estatal venezuelana PDVSA, disse o ministro Villegas à agência de notícias estatal ABI.

A construção vai começar em dois meses, e a Bolívia espera investir um valor estimado em 400 milhões de dólares em cada uma das usinas, afirmou Villegas. A do Chaco vai suprir o mercado interno, enquanto a produção da usina de Santa Cruz será exportada.

As duas plantas vão produzir derivados de gás natural, incluindo gás liquefeito de petróleo, etano (gás seco) e gasolina natural.

Villegas disse ainda à ABI que as negociações com a Petrobras sobre suas operações na Bolívia devem continuar até o fim do ano.

A Petrobras controla as duas maiores refinarias do país, que produzem cerca de 90 por cento do combustível consumido na Bolívia.

Como parte do processo de nacionalização dos recursos energéticos do governo do presidente Evo Morales, o país tenta obter maior controle nas refinarias.

O Brasil ainda negocia com a Bolívia o preço do gás natural, que o governo de Morales quer aumentar.

Villegas disse também que as negociações com a companhia Transredes com respeito às intenções do governo de aumentar sua participação dos atuais 34 por cento para 51 por cento também devem continuar até o fim do ano.

A Bolívia possui a segunda maior reserva de gás natural na América do Sul, depois da Venezuela, mas é o país sul-americano mais pobre.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]