Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Bolsa opera em forte alta e volta aos 56 mil pontos

Na Europa, as bolsas sobem em ritmo forte após agências de notícias informarem que pode ocorrer um aumento no poder de fogo do Fundo Europeu de Estabilidade

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu a segunda-feira em forte valorização, seguindo os pregões europeus. Às 12h06, o indicador operava com valorização de 2,10% aos 56.046 pontos. O dólar comercial opera em queda nesta segunda-feira. No mesmo horário, a moeda americana tinha desvalorização de 1,64%, sendo cotada a R$ 1,855 na venda.

Na Europa, as bolsas sobem em ritmo forte após agências de notícias informarem que pode ocorrer um aumento no poder de fogo do Fundo Europeu de Estabilidade. O anúncio seria feito após a reunião de ministros de economia da zona do euro, marcada para esta terça-feira. Há esperança ainda de que sejam anunciadas novas medidas para estancar o déficit e retomar o crescimento econômico dos 17 países integrantes da zona do euro. Além disso, Alemanha e França estudam medidas mais radicais para integração fiscal dos países.

Por isso, as bolsas de Frankfurt, Paris e Madri têm alta de mais de 3% nesta manhã. Operadores de mercado também atribuem a euforia ao início da temporada de vendas nos EUA. Para os investidores, as vendas da Black Friday, liquidação realizada na última sexta-feira nos EUA, mostraram que os consumidores estão deixando o pior da crise para trás. Eles gastaram um valor recorde de US$ 11,4 bilhões durante o fim de semana, 7% a mais do que no ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda.

Nem mesmo uma previsão mais pessimista sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 feita pelo Deutsche Bank e a informação divulgada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que não discute um pacote de ajuda à Itáilia tiram o ânimo dos investidores europeus. O Deutsche Bank informou que prevê que o PIB alemão cresça 0,4% e não mais 0,5% no ano que vem. Segundo o banco, a boa notícia é que, se a perspectiva econômica piora, o mais provável é que o Banco Central Europeu (BCE) "terá de tomar medidas mais agressivas para lidar com um mecanismo de transmissão monetária comprometida e os riscos de deterioração crescente para a estabilidade de preços".

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,6% nesta segunda-feira. Pesou a favor o desempenho acima do mercado de ações das exportadoras Toyota Motor e Honda Motor, beneficiadas por um iene mais fraco.

Nesta semana, o fato mais esperado no mercado interno é a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve baixar a taxa de juro em 0,5%, segundo estimativa do mercado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.