Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Bolsas da Europa operam em alta nesta quarta

Na Ásia, bolsas sobem após anúncio do Federal Reserve

As principais bolsas da Europa operavam em alta nesta quarta-feira (10), após o anúncio de terça-feira do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que manteve inalterada a taxa básica de juros da economia.

Perto das 7h30 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, das principais ações da Europa, subia 0,93%, acima dos 950 pontos. No iníco dos negócios da terça-feira (9), o índice chegou a recuar 5%, na mínima em dois anos.

Em Londres, o índice Financial Times subia 0,64%. Em Frankfurt, o índice DAX subia 1,93%. Em Paris, o índice CAC-40 ganhava 0,37%. Em Milão, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 0,67%. Em Madri, o índice Ibex-35 subia 0,24%.Bolsas da Ásia

As bolsas de valores asiáticas se recuperaram nesta quarta-feira, após as fortes perdas recentes, seguindo a valorização em Wall Street depois que o Federal Reserve prometeu manter o juro básico norte-americano perto de zero por ao menos dois anos.

Os investidores continuaram cautelosos, porém, com os motivos para a decisão do Fed - que espera que a economia dos Estados Unidos continue fraca por mais tempo -, e isso deu apoio para ativos considerados mais seguros, como o ouro e o franco suíço.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,05 por cento. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1,18% às 8h06 (horário de Brasília), puxado pelo setor de recursos naturais, que disparava mais de 3,5%. O índice referencial acumula queda de cerca de 12% em agosto.

As bolsas de Nova York registraram a maior alta diária em mais de dois anos na terça-feira, com o Standard & Poor's 500 saltando 4,7%.

O mercado de ações da Austrália ganhou 2,64%. As commodities, como o petróleo e os metais industriais, também subiram, pois sua demanda é relacionada ao crescimento econômico.

Houve certa tranquilização da parte da China nesta quarta, com dados mostrando que o crescimento das exportações acelerou em julho, superando previsões.

A decisão do Fed sobre os juros deve ser boa notícia para o chamado "carry trade", no qual operadores usam empréstimos baratos em dólar para financiar a compra de ativos de maior risco e rendimento.

O índice de Seul subiu 0,27%. O mercado se valorizou 2,34% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan avançou 3,25%, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,91%. Cingapura encerrou em baixa de 2,18%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.