
O grupo Boticário lançou ontem uma rede de lojas de perfumaria e cosméticos multimarcas, a The Beauty Box, que vai vender perfumes, maquiagem e cosméticos de marcas como Dior, Artdeco, Lancôme, Burberry e Shiseido. A atuação, por ora, está restrita ao mercado de São Paulo. A previsão é começar a vender pela internet no primeiro semestre de 2013.
A The Beauty Box vai concorrer em um mercado que assistiu recentemente a entrada no Brasil da gigante francesa Sephora, que em 2010 adquiriu 70% do site Sack´s e abriu, em agosto, a primeira loja no país.
As duas primeiras lojas da The Beauty Box serão abertas em São Paulo na próxima terça-feira: uma no shopping Mooca, na capital, e outra no shopping Center Vale, em São José dos Campos. Até o fim do ano, outras quatro lojas serão inauguradas duas em São Paulo e as demais em Campinas e Ribeirão Preto. Serão mais de 60 marcas de produtos em 10 categorias de perfumaria e maquiagem até cuidados para o rosto, corpo e banho e cabelos.
Além das marcas internacionais e do prório grupo, a The Beauty Box terá marcas nacionais como Granado e Duda Molinos. Desde 2011 o grupo vem traçando um ambicioso plano de expansão, com a abertura de novas frentes de negócios. O lançamento da The Beauty Box ocorre apenas três meses depois da abertura de Quem Disse Berenice?, com foco principalmente em maquiagem. O grupo é dono ainda da Eudora e do laboratório Skyngen Inteligência Genética.
Para a especialista em marcas Cecília Russo, diretora-geral do grupo Troiano de Branding, no entanto, o ritmo acelerado de abertura de novos negócios embute riscos. Com tanta novidade, o consumidor pode não absorver completamente as novas marcas. "As grandes marcas internacionais estão diversificando e lançando novas unidades, mas com um espaçamento maior de tempo entre elas. Eu diria que o grupo adotou um ritmo ousado".
Para ela, apesar de concorrer no mercado da Sephora, a localização das lojas da The Beauty Box indica que a nova marca disputará um público diferente. A Sephora abre em áreas mais nobres a primeira loja no Brasil funciona no shopping Iguatemi, em São Paulo; "O Boticário optou, inicialmente, pelo interior de São Paulo e, na capital paulista, pelo shopping Mooca", compara.



