O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou um plano de ajuda para os devedores das hipotecas americanas e os mercados de ações reforçaram a alta nesta sexta-feira. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subia acompanhando os mercados americanos e o dólar caía.
Bush disse que Bush disse que a economia americana é saudável o suficiente para suportar a crise no crédito, e que os problemas no mercado subprime representam apenas uma parte "modesta" da economia. Bush pediu pediu ao Congresso que aprove o projeto de lei para modernizar a Administração Habitacional Federal (FHA, na sigla em inglês), que prevê seguro hipotecário a mutuários, através de uma rede de credores privados.
Segundo o presidente americano, a FHA deve lançar em breve um novo programa chamado "FHA Secure", para permitir aos proprietários de imóveis que tenham bom histórico financeiro, mas que não estejam conseguindo honrar os pagamentos atuais, refinanciar suas hipotecas seguradas pelo órgão.
- Isso significa que muitas famílias que estão com dificuldades agora poderão refinanciar seus empréstimos, honrar seus pagamentos mensais e ficar com suas casas - afirmou Bush.
Antes do anúncio feito por Bush , às 11h, o presidente do Fed (banco central dos EUA), Ben Bernanke, tinha feito um discurso reforçando que a instituição está pronta para agir o quanto for necessário para limitar o impacto da turbulência financeira gerada pela crise das hipotecas de alto risco americanas (subprime).
Às 15h15, o Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro subia 3,11%, para 54.502 pontos, com volume financeiro de R$ 3,381 bilhões. O dólar caía 0,86% para R$ 1,957 e o risco-país recuava 0,99%, para 200 pontos.
No mesmo horário, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, subia 1,24% e o SP 500, 1,31%. O eletrônico Nasdaq tinha alta de 1,16%.
Na avaliação do economista-chefe do Banco Schain, Silvio Campos Neto, a alta do mercado é puxada basicamente pelo plano de ajuda ao setor de crédito imobiliário. Ele lembra que Bernanke deixou claro que não é função do Fed proteger investidores que tomaram decisões erradas.
- O discurso pode ter sido até um pouco decepcionante para os investidores que esperavam alguma sinalização mais clara de redução dos juros básicos nos Estados Unidos - afirmou Campos Neto.
Para o analista Daniel Lemos, da Corretora Socopa, o discurso de Bernanke também não trouxe grandes novidades e só reforçou o discurso de que fará tudo para impedir o agravamento da crise.
- Desde cedo, o que está influenciando a alta do mercado é o plano do Bush para a crise imobiliária - avaliou Daniel.
Antes do discurso de Bush, a notícia de que o governo americano anunciaria nesta sexta-feira o plano já fez com que as principais bolsas asiáticas fechassem em alta .
Na Europa, os principais mercados também terminaram a sessão em alta. O índice FTSE, da Bolsa de Londres, registrava alta de 1,47%. Na alemanha, o DAX subia 1,57% e, na França, a valorização da Bolsa era de 1,25%.



