• Carregando...

Os recentes alertas de empresas de crédito imobiliário nos Estados Unidos e o receio do estouro da "bolha" criada no setor contamina as bolsas de valores de todo o mundo nesta terça-feira.

Seguindo o mercado de ações do país, a Bovespa fechou em queda de 3,39%, aos 42.749 pontos e volume financeiro de R$ 3,978 bilhões.

Um dia depois da New Century Financial Corp ter anunciado que vem enfrentando uma forte crise , com risco de falência, sua principal concorrente, a Accredit, alertou o mercado de que vem tendo problemas de caixa .

Para Fábio Cardoso, gestor da Máxima Asset, alguns economistas já estão revendo suas projeções de crescimento do país em 2007.

- Quando lá fora as bolsas caem do jeito que está caindo, a chance de descolamento aqui é muito pequena. Já há alguns departamentos preocupados com o efeito das crises do setor imobiliário americano sobre a economia real. Alguns economistas já estão revendo o crescimento do produto Interno Bruto de 3% para 2% para este ano - diz.

O analista de investimentos da Ágora Corretora, Philip Greenman, observa que os dados sobre vendas do varejo no país também foram desapontadores.

- De manhã, o mau humor provinha das empresas de crédito imobiliário, em função do alerta da New Century ontem. Logo depois, saíram dados de vendas do varejo que não vieram muito bons. Mais tarde, houve a notícia da Accredit. A economia dos EUA já está desacelerada. O receio é de que as vendas do varejo piorem as vendas de casas novas e, conseqüentemente, isso afete ainda mais as empresas de crédito voltadas para o setor imobiliário.

Em função da queda na bolsa, o dólar fechou em alta de 0,77%, a R$ 2,104. O risco-país subiu 4,76%, a 198 pontos básicos. No mercado de juros futuros, contratos com vencimento em janeiro de 2009 projetam taxa de 11,880% ao ano, com alta de 0,04 ponto percentual.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones cai 1,97%, a 12.076 pontos; o Nasdaq recua 2,15%, a 2.350,57 pontos; O S&P, por sua vez, 2,50%, a 1.377,95 pontos.

Na China, a bolsa de valores de Xangai fechou em alta de 0,58% , mas os mercados em Tóquio e Seul registraram quedas. As bolsas européias também recuaram em função do mercado de crédito imobiliário dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]