A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a oscilar nesta sexta-feira (30), em um pregão marcado pela instabilidade.
Após alternar diversas vezes entre altas e baixas, a bolsa brasileira segue a insegurança do mercado americano: por volta das 17h30, a Bovespa aponta queda de 1,46%, aos 39.638 pontos.
Em Wall Street, os investidores seguem apreensivos após a emissora de TV CNBC informar que o governo do país pode suspender a proposta de criar um "bad bank", um banco que assumiria os ativos podres.
Formuladores de política dos Estados Unidos ainda não chegaram a um consenso de como funcionaria a proposta do governo de "bad bank" e a idéia pode não seguir em frente, informou a reportagem de CNBC, citando fontes.
Como resultado, às 17h10, o índice Dow Jones desvalorizava-se em 1,39%, para 8.035 pontos. O Standard & Poor's 500 recuava 1,61%, a 831 pontos. O termômetro tecnológico Nasdaq exibia perdas de 1,25%, a 1.488 pontos.
Mais cedo, o mercado repercutiu o anúncio que o Produto Interno Bruto (PIB) americano teve uma retração anual de 3,8% no 4º trimestre de 2008, de acordo com estatísticas divulgadas nesta sexta-feira pelo governo americano. Trata-se da pior queda desde 1982.
'Menos ruim'
O resultado, apesar de amplamente negativo, foi "menos ruim" do que esperavam os analistas. Segundo a média dos consultores de mercado entrevistados pela agência Reuters, a baixa esperada para o período de outubro a dezembro era de 5,4%.
O resultado anual teve alta de 1,3% no fechamento de 2008, na comparação com 2007, comparado com uma alta de 2% registrada em 2007. No terceiro trimestre, a retração da economia foi de 0,5%, segundo revisão divulgada hoje.



