Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercados

Bovespa sobe mais de 2% e bate novo recorde

Dados sobre economia dos EUA ajudaram a impulsionar Ibovespa. Principal índice da bolsa paulista fechou no maior nível da história

Novo dia de recordes na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Embalado pelo otimismo dos investidores sobre a economia dos EUA, o principal índice da bolsa paulista subiu 2,21% e encerrou a sexta-feira aos 53.422 pontos, maior nível da história.

Para ter uma idéia, no início do governo Lula, em 2003, o indicador estava na casa dos 10 mil pontos. Isso siginifica que houve, desde então, uma valorização de mais de 400% no Ibovespa.

O Ibovespa reúne as principais ações negociadas na bolsa e serve como uma referência para o mercado. O valor das ações que estão no índice representa cerca de 70% do valor negociado em toda a bolsa. Há cada quatro meses, as ações que fazem parte do Ibovespa são reavaliadas, de forma a manter esse e outros requisitos.

Os papéis com mais peso no índice são Petrobras e Vale do Rio Doce. Juntas, as ações preferenciais e ordinárias dessas empresas representam cerca de 30% do índice.

No mês passado, o Ibovespa acumulou alta de 6,77%. No ano, até maio, o Ibovespa já acumula valorização de 17,5%.

Olho nos EUA

O bom desempenho dos indicadores da maior economia do mundo divulgados nesta sexta também influenciou o dólar: a moeda norte-americana caiu 1,25% e fehou o dia cotada a R$ 1,902 - menor valor desde 31 de outubro de 2000.

Na avaliação do economista Luís Otávio Leal, do banco ABC Brasil, o raciocínio do mercado financeiro para tanta euforia é simples: enquanto os EUA vão bem, as bolsas de todo o mundo podem "respirar" aliviadas.

"Hoje, só a economia dos EUA poderia interromper o ótimo momento de liqüidez da economia mundial. A China já mostrou que abala, mas não têm tanta força para gerar uma crise", diz.

Números sobre inflação, emprego e atividade industrial norte-americanas indicaram que a economia dos EUA está crescendo com inflação controlada. A preocupação sobre a possibilidade de uma recessão americana - que desaceleraria o crescimento econômico mundial - assombra com freqüência os investidores, que monitoram atentamente os indicadores do país antes de avaliar opções de investimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.