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A queda ocorreu em uma fazenda situada próxima à divisa dos municípios de Catalão, em Goiás, e Guarda-Mor, em Minas Gerais | Ueslei  Marcelino/REUTERS
A queda ocorreu em uma fazenda situada próxima à divisa dos municípios de Catalão, em Goiás, e Guarda-Mor, em Minas Gerais| Foto: Ueslei Marcelino/REUTERS

A Organização Bradesco publicou nota de pesar pelo falecimento de Marco Antônio Rossi, presidente da Bradesco Seguros e vice-presidente do Bradesco, Lúcio Flávio Condurú de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência, Ivan Morenilla Vallim, comandante da aeronave, e Francisco Henrique Tofoli Pinto, copiloto.

Eles morreram no acidente com o jatinho do Bradesco que caiu na noite de terça-feira (10), entre a divisa de Minas Gerais e Goiás. A aeronave saiu de Brasília com destino a São Paulo. O avião comportava oito tripulantes.

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Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião não tinha restrições para voo. A queda ocorreu em uma fazenda situada próxima à divisa dos municípios de Catalão, em Goiás, e Guarda-Mor, em Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionado após a queda e cinco viaturas foram deslocadas para o local do acidente.

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“Reconhecidos pelo talento, competência e entusiasmo no trabalho, fraternal convivência com suas equipes e plena dedicação às suas famílias, eles cumpriram carreiras brilhantes”, diz a nota sobre os profissionais.

Segundo a organização, os desaparecimentos prematuros “interrompem tragicamente” trajetórias profissionais marcadas por “vitórias e conquistas, exemplares para todos os que com eles conviveram e que serão referência para as nossas novas gerações”.

Fundada em 1935, a Bradesco Seguros é a maior seguradora do Brasil e é responsável por cerca de um terço do lucro anual do Banco Bradesco. Há tempos, ela tem sido um trampolim para executivos galgarem posições mais altas no grupo.

Em seu cargo, Rossi criou novos produtos para famílias de baixa renda e diversificou os negócios nas áreas de resseguro e produtos corporativos. Ele disse a investidores no mês passado que a Bradesco Seguros poderia superar o impacto da recessão econômica nos lucros por meio de foco em segmentos com margens maiores.

Rossi também estava trabalhando em uma possível venda do portfólio de seguros de alto risco da Bradesco Seguros e no patrocínio da empresa aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, disse uma fonte à Reuters.

Experiência

O piloto do jatinho do Bradesco, Ivan Morenilla Vallim, tinha 63 anos. Ele tinha 33 anos de banco e mais de 10 mil horas de voo. Francisco Henrique Tofoli Pinto, de 32 anos, era o copiloto contratado.

Marco Antonio Rossi, também diretor vice-presidente executivo do Bradesco, era cotado pelo mercado como um dos candidatos fortes a substituir Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco, que alcança, em outubro do ano que vem, a idade limite de 65 anos para permanecer no cargo.

Pelo barulho da queda do jato, sabia que não tinha ninguém vivo, diz fazendeiro

Era por volta das 19 horas de terça-feira (10) quando o barulho de explosão assustou quem estava na sede da Fazenda Chapadão, na zona rural de Guarda-Mor (MG). O jato Citation 7 do Bradesco caiu a dez quilômetros da casa onde estava Sérgio Junqueira Germano, 27 anos, filho da proprietária do terreno onde criam gado e plantam milho, soja, café e azeitonas. “Pelo barulho, já sabia que não tinha ninguém vivo”, disse Germano que, assim com os funcionários, correu para ver o que tinha acontecido.

No local do acidente, a cratera de cinco metros de profundidade por 12 metros de largura – segundo o Corpo de Bombeiros de Catalão (GO), que atendeu a ocorrência – ainda produz fumaça mais de 12 horas depois do acidente. O grande buraco formado pela queda e explosão da aeronave é circundado por mato queimado, rastro da gasolina que se espalhou e pegou fogo. A queda aconteceu cerca de 20 minutos depois que o jato deixou Brasília rumo a São Paulo com o tanque ainda cheio.

Destroços do avião estão espalhados por todos os lados. São pequenos pedaços de ferro e plástico retorcidos que não cabem no isolamento precário feito pela Polícia Militar para tentar preservar o local para a perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que só chegou às 9 horas desta quarta-feira (11).

“Ouvimos um estrondo imenso e saímos correndo. Estava pegando fogo no pasto. Apagamos o que deu com ramos. Nunca vi uma coisa dessas. Ficou todo mundo muito assustado”, disse a dona de casa Laurinda Ferreira, 45, casada com um capataz da fazenda.

Para Sérgio Germano, o piloto pode ter tentado pousar na pista de 1.300 metros que existe na propriedade. Aviões pequenos são comumente utilizados pelos produtores rurais da região para se deslocar nos terrenos a mais de 30 quilômetros da sede do município. “Tem uma pista homologada aqui. Não sei se ele estava tentando seguir para a pista”, disse o rapaz.

A PM recuperou documentos pertencentes a uma das vítimas, o presidente do Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio Condurú de Oliveira – carteira de identidade, carteira de motorista, um cartão do MBA em uma faculdade privada de São Paulo, uma carteirinha de sócio do Flamengo e carteiras funcionais.

A bordo da aeronave também estavam o presidente da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, e dois tripulantes, o piloto Ivan Morenilla Vallim, de 63 anos, e o copiloto Francisco Henrique Tofoli Pinto, de 33.

O jato Citation 7, de matrícula PT-WQH, com capacidade para oito passageiros, decolou de Brasília às 18h39, em direção a São Paulo, mas sumiu dos radares do controle do tráfego aéreo às 19h04.

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