Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
energia

Brasil deve propor maior uso da energia de Itaipu pelo Paraguai

Paraguai poderia vender diretamente no mercado livre de energia do Brasil, obtendo mais recursos do que conseguiria com a venda hoje intermediada pela Eletrobrás

O governo brasileiro deve propor ao Paraguai que o país venda ao Brasil a energia produzida naquele país e compre energia da usina hidrelétrica de Itaipu, informou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nesta quarta-feira.

Com isso, o Paraguai poderia vender diretamente no mercado livre de energia do Brasil, obtendo mais recursos do que conseguiria com a venda hoje intermediada pela Eletrobrás, responsável pela comercialização da energia da usina binacional no mercado brasileiro.

"Tem duas usinas hidrelétricas que o Paraguai possui que fornecem energia para o Paraguai. Imaginávamos poder comprar essa energia e o Paraguai poder usar a energia mais barata de Itaipu", explicou o ministro a jornalistas durante evento sobre eficiência energética.

"Essa é uma das propostas que podemos fazer ao Paraguai", disse Lobão, informando que nesta tarde vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fechar a oferta que o país levará ao Paraguai no sábado.

O ministro não quis antecipar outras propostas que poderiam ser feitas ao governo paraguaio, que desde a posse do presidente Fernando Lugo, no ano passado, reivindica melhor remuneração pela energia que não utiliza na usina de Itaipu.

A usina de Itaipu tem capacidade para gerar 14 mil megawatts. Desse total, apenas 5 por cento abastece o Paraguai e o restante tem que ser vendido ao Brasil, de acordo com o tratado assinado entre os lados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.