Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tarifaço dos EUA

Vieira diz que reunião com Marco Rubio foi “muito construtiva”, mas evita detalhes

Vieira se encontrou com Marco Rubio
Vieira disse que reunião com Marco Rubio, dos EUA, foi "muito produtiva" (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma reunião de cerca de uma hora e dez minutos nesta quinta-feira (16) na Casa Branca, em Washington (EUA). Ele foi recebido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. O tema foi a sobretaxa imposta pelos EUA às importações brasileiras.

Em coletiva para a imprensa na capital americana, Vieira não deu muitos detalhes. Ele definiu a reunião como “muito construtiva" e focado nos “aspectos práticos” do problema da taxação dos EUA. Ele também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se reunir em breve, sem mencionar data e local.

Mais tarde o Itamaraty divulgou uma nota conjunta com os EUA em que reforça a intenção de promover o encontro entre os dois presidentes "na primeira oportunidade possível".

VEJA TAMBÉM:

O encontro entre Vieira e Rubio foi considerado decisivo para desembaraçar uma agenda comercial entre os dois países, que está paralisada desde agosto, quando Trump instituiu sanções adicionais que somaram 50% em tarifas para diversos setores agrícolas e industriais.

Na pauta, além das tarifas, estiveram também as sanções do governo americano impostas a autoridades brasileiras. Ninguém sabe ao certo como foram tratadas as demais questões políticas, elencadas na primeira carta de Washington ao Planalto, que ligava a redução das tarifas a condições sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, com o fim do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a ênfase do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na soberania nacional, a expectativa é que o olhar pragmático comece a se sobrepor ao político.

Confira a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores:

"Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.